Vestidos império

Conheça mais sobre os populares vestidos império, também conhecidos por cintura império ou corte império, e confira nossas dicas para inspirar sua escolha!

2
Vestidos império
Vestidos império

Os vestidos império também são conhecido pelo termo “corte império” ou “cintura império”, este modelo de vestido tem algumas características marcantes e causa uma certa polêmica sobre o biotipo ideal para usá-lo.

(veja mais fotos no fim da matéria!)

O que é vestido império?

blusas_350x250

Apesar de ser um modelo famoso e muito usado nos mais variados momentos, não é fácil encontrar boas informações sobre ele. Por exemplo, na wikipédia não existe quase nada.

Exatamente por isso vamos abordar todos os aspectos dos vestidos império, e dar super dicas para você arrasar no look!

Começando pelo mais simples: O vestido corte império é marcado no busto e possui uma faixa logo abaixo da marcação. Esta característica proporciona um bom ajuste ao peito, caindo mais solto até os pés.

O toque genial deste modelo é que a marcação no busto seguida da faixa horizontal proporcionam um ótimo contraste que favorece a cintura. O motivo é que a região da faixa sempre será menor que a do busto ou cintura, ressaltando a silhueta.

Isto faz com que os vestidos império caiam bem em vários tipos de corpo diferentes. São ótimos para ajudar a esconder a barriguinha, mas também vestem super bem as magrinhas. Já a marcação no busto restringe um pouco seu uso: É ótimo para seios pequenos e médios, mas o torna desaconselhável para quem tem seios muito grandes.

Tamanho ideal do vestido corte império

Quando se trata de tamanho, os vestidos império são tema de um certo debate, sendo possível encontrar informações contraditórias.

Sua origem histórica, surgindo na Grécia e Roma antiga e se popularizando no século XVIII, empresta um ar romântico à muitos estilistas na construção de vestidos deste modelo. Característica que o faz ser amado por muitas noivas, e tornou o modelo muito comum com tamanhos de vestido que vão até os pés.

Mas o tamanho ideal que proporciona o melhor caimento são os vestidos império que terminam pouco acima do joelho, em função da sua marcação de cintura um pouco mais elevada.

Dicas para usar um vestido império

Primeiro e importantíssimo: um sutiã adequado. Errar nessa escolha pode dar um caimento errado ao busto e prejudicar bastante sua figura. Por mais que isso seja bem importante para qualquer coisa que você vá vestir, é essencial escolher um bom sutiã para acompanhar um vestido império.

A linha da cintura não precisa necessariamente estar logo abaixo da linha do busto. Especialmente se tiver uma barriguinha saliente envolvida, a faixa pode acabar de vez com a cintura e deixar a silhueta desproporcional. Nesses casos, um vestido império com uma faixa larga logo abaixo da marcação podem ser os melhores para o seu visual.

Procure por vestidos que não vão preencher muito a região da cintura, justamente para evitar que o excesso de tecido ou de detalhes dê um aspecto mais largo à região. O mesmo vale para pregas. Tome cuidado com como os detalhes do vestido vão detalhar a sua cintura.

Montando o look com um vestido império

Use acessórios! Por mais que o vestido império tenha características que já dão ótimos detalhes ao look, ele fica mais bonito e mais completo com os acessórios certos.

Não que isso não seja verdade para quase todo tipo de vestido, maas… Longos colares são ótimos com um vestido império! E para acertar no colar, é só conferir esse super guia sobre maxi colares.

Apesar tome cuidado para não exagerar no tamanho dos brincos também, caso opte por colares grandes.

Também vale a pena experimentar cintos. Eles podem ajudar a dar aquela impressão menor à cintura. Os mais recomendados são os pretos ou de cores semelhantes a do vestidoa, para não ficar chocante e trazer toda a atenção para ele.

Sapatos e mais sapatos! Aqui não tem muito segredo: se for para um visual mais informal, sandálias ou sapatos mais baixos.

Usando saltos altos você transforma o look e ele fica melhor para eventos mais importantes. Não se esqueça que, para vestidos mais longos, como aqueles que tínhamos mencionado que vão até os pés, pode ser melhor manter os sapatos mais baixos.

Experimente variações! Por exemplo, vestidos império que também tem as características do envelope, ou então tipos de golas e marcações diferentes. Assim você pode descobrir quais modelos melhor destacam o que você mais gosta do seu corpo.

Adicione cor para dar ousadia ao look

Procure criar contraste para deixar o look mais interessante. Por exemplo, se você está usando um vestido azul, teste um sapato vinho para dar complexidade ao look.

E se você achar que ficou estranho, um cinto na cor do sapato irá dar harmonia e equilíbrio. Caso não tenha um cinto nesta cor, uma bolsa ou joias terá o mesmo efeito.

Para mais elegância, sapato nude

Quem prefere a simplicidade e elegância no look pode compor um visual no qual o ponto focal é o vestido. Neste caso, as joias e bijuterias podem ser mais discretas.

E o sapato pode ser próximo à cor da pele, assim o look ficará bem elegante e deixará o vestido brilhar.

Mais looks com vestido império

Temos a seguir mais opções de vestidos império pra você se inspirar e ver qual gosta mais. Deixe sua opinião pra nós!

Vestido estampado longo
Vestido estampado longo
Vestido floral diferente
Vestido floral diferente
Vestido império estampado
Vestido império estampado
Vestido império com renda
Vestido império com renda
Vestido império floral
Vestido império floral
Vestido império listrado
Vestido império listrado
Vestido império ombro a ombro
Vestido império ombro a ombro
Vestido império vermelho
Vestido império vermelho
Vestido império de festa
Vestido império de festa
Vestido floral longo cintura império
Vestido floral longo cintura império
Vestido listrado elegante
Vestido listrado elegante
Vestido longo branco casual
Vestido longo branco casual
Vestido longo estampado cintura império
Vestido longo estampado cintura império
Vestido longo floral cintura império
Vestido longo floral cintura império
Vestido longo floral
Vestido longo floral

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here